julianaohy@gmail.com • Whatsapp: 11 945232266/ 11 45861008 //  Rua Prof. Giácomo Ítria, 126, Anhangabaú - Jundiaí - SP 

A arte pode ajudar a criança a aprender.

October 27, 2017

 

 

Atualmente, aprender se tornou não só importante, um diferencial, mas também uma necessidade para se ter um lugar na sociedade.

 

Há uma preocupação com o futuro das crianças que não têm condições de aprender, pois se estuda a possibilidade de tornarem-se adolescentes com problemas de conduta.

 

Para que uma criança aprenda é necessário que ela tenha o desejo de aprender, mas como sabemos ninguém pode obrigar uma criança a desejar. E o que se percebe é que na escola a criança é obrigada a aprender determinado conteúdo, num determinado tempo previsto e caso isso não ocorra, ela estará fadada ao fracasso escolar.

 

É na lacuna entre o desejo de aprender e o que é imposto que arte ganha espaço. A arte aparece como motivador das capacidades da criança e as transformações por ela causadas são essenciais para que a aprendizagem torne-se viável. A mesma possibilita o despertar da imaginação e através das práticas expressivas é possível atingir a integração do aprendizado emocional ao aprendizado de conhecimentos e informações adquiridas na cultura humana (escola). A plasticidade do material proporciona a flexibilidade para vivenciar novas formas de lidar com certos padrões. Essas várias possibilidades são estruturantes, na medida em que possibilita a conquista de experiências libertadoras, retirando inibições, preconceitos e isolamentos.

 

 

A arte aparece no contexto da aprendizagem como uma possibilidade da criança se expressar livremente, auxiliando na construção de textos e resolução de problemas lógicos, além de permitir um desenvolvimento pleno nos aspectos psicomotores e sociais. Isso porque as atividades artísticas trabalham a sensibilidade, a criatividade, necessidade de comunicação, percepção e imaginaçãoPartindo do pressuposto de que a arte tira a criança do ambiente estigmatizado da escola em que o aprender virou obrigação e deixou de fazer sentido para aquele que aprende, conclui-se que, com um trabalho psicopedagógico especializado, utilizando atividades artísticas, cria-se um espaço onde o aprender torna-se não só possível como prazeroso.

 

Uma vez que a arte facilita a compreensão da criança em relação ao seu mundo interno e externo, possibilita também a expressão e a comunicação, a articulação da percepção, a imaginação, a criatividade, a emoção, a sensibilidade e a autoconfiança. Além disso, a conquista por esse espaço se dá sem medo de ser avaliado ou julgado.

 

 "Todo texto literário é uma partitura musical.

As palavras são as notas.

Se aquele que lê é um artista, se ele domina a técnica, se ele surfa sobre as palavras, se ele está possuído pelo texto – a beleza acontece. E o texto se apossa do corpo de quem ouve”.

 

(Crônica: O prazer da leitura - Rubem Alves)

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Curso ensina como estimular o cérebro dos idosos com Alzheimer

October 25, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

November 9, 2017

November 8, 2017

November 7, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square