julianaohy@gmail.com • Whatsapp: 11 945232266/ 11 45861008 //  Rua Prof. Giácomo Ítria, 126, Anhangabaú - Jundiaí - SP 

O psicoterapeuta, baseado em seu conhecimento teórico, tem como objetivo auxiliar o cliente a lidar com suas angústias.

 

Através de intervenções do profissional e do vínculo de confiança estabelecido, a pessoa amplia sua consciência sobre si e seus sintomas, o que ajuda na melhora, na diminuição ou até mesmo no desaparecimento de determinado conflito.

 

O atendimento em psicoterapia pode ser individual ou em grupo, dependendo da necessidade de cada pessoa.

 

As sessões de psicoterapia individual têm duração de 50 minutos; e as sessões em grupo de 90 minutos.

Quem nunca ouviu essa afirmação?  

Pois é, essa frase é muito comum e penso que talvez tenha que esclarecer quanto essa mística sobre ‘fazer psicoterapia’.  

Vivemos em um mundo cheio de estímulos, horários, compromissos, contatos, obrigações, eventos. Estamos rodeados de pessoas e muitas vezes o silêncio e o olhar para nós mesmos fica esquecido.

 

O espaço psicoterapêutico não é, necessariamente, apenas um lugar para pessoas com algum distúrbio psiquiátrico - "malucos"- É também um espaço que gosto de chamar de “meu”. 

Isso mesmo, quantas vezes passamos a vida buscando por um lugar que tenha a nossa cara, que seja seguro, onde possamos refletir, sem julgamentos, desabafar sem medo das consequências?

 

O setting terapêutico deve ter essas caracterísiticas para tornar-se um lugar seguro, principalmente. Não só pessoas com algum comprometimento se beneficiam de um espaço como esse. Você, eu e qualquer outra pessoa pode se beneficiar, mas para

isso é preciso tirar esse preconceito de que fazer terapia é coisa de maluco. 

 

Como a relação psicólogo/cliente é uma relação humana, devemos estar atentos a forma como esse vínculo se estabelece. Escolher um psicoterapeuta é uma tarefa minuciosa e sensível. É preciso ter “química”! Você precisa se sentir a vontade para mostrar aos poucos sua alma para alguém que não conhece e não sabe nada a respeito. 

 

Iniciar um processo de psicoterapia exige maturidade e reconhecimento de que talvez seja um momento para parar e refletir sobre você e sua vida.

 

Por que procurar um psicólogo?