O QUE É A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A Avaliação Neuropsicológica é um processo completo de levantamento do funcionamento do cérebro. Nela, todas as funções cognitivas são avaliadas, além dos aspectos emocionais do paciente. 

Para quem é indicado?

Indica-se para pacientes com dúvidas de diagnóstico, como o Alzheimer, por exemplo, e  para montar um programa de reabilitação cognitiva adequado baseado nos potenciais do paciente. Além disso, através da avaliação é possível compreender as principais dificuldades apresentadas e saber o Quociente Intelectual (QI) do paciente avaliado. 

Como funciona o processo de Avaliação Neuropsicológica?

Por ser um processo completo, é realizado em 5 ou 6 consultas, com duração de 1 hora cada, aproximadamente. Ao final do processo, o paciente, a família e o médico que solicitou a avaliação, recebem um laudo com toda a análise realizada, bem como os resultados de cada teste. Esse é um documento válido, principalmente para comprovar a funcionalidade mental e autonomia do paciente. 

 

AVALIAÇÃO EM NEUROCIRURGIA

A Avaliação em Neurocirurgia é um processo que deve ser feito em, pelo menos, dois momentos: Antes da cirurgia e após a cirurgia (até 30 dias após). Nela, todas as funções cognitivas são avaliadas, além dos aspectos emocionais do paciente. 

Para quem é indicado?
Indica-se para pacientes com tumor cerebral ou qualquer lesão no cérebro, cujo procedimento cirúrgico é indicado, seja ele um procedimento de craniotomia acordado ou não.  

 

Como funciona o processo de Avaliação em Neurocirurgia?
É realizado uma bateria breve de testes cognitivos para avaliar o funcionamento cerebral do paciente. Essa bateria é aplicada antes e após a cirurgia para obtermos dados comparativos e, principalmente detectarmos qualquer sequela que possa aparecer ou se instalar.

PSICOTERAPIA

O psicoterapeuta, baseado em seu conhecimento teórico, tem como objetivo auxiliar o cliente a lidar com suas angústias.

 

Através de intervenções do profissional e do vínculo de confiança estabelecido, a pessoa amplia sua consciência sobre si e seus sintomas, o que ajuda na melhora, na diminuição ou até mesmo no desaparecimento de determinado conflito. O atendimento em psicoterapia pode ser individual ou em grupo, dependendo da necessidade de cada pessoa. As sessões de psicoterapia individual têm duração de 50 minutos; e as sessões em grupo de 90 minutos.

Quem nunca ouviu essa afirmação?  

Pois é, essa frase é muito comum e penso que talvez tenha que esclarecer quanto essa mística sobre ‘fazer psicoterapia’.  Vivemos em um mundo cheio de estímulos, horários, compromissos, contatos, obrigações, eventos. Estamos rodeados de pessoas e muitas vezes o silêncio e o olhar para nós mesmos fica esquecido.

 

O espaço psicoterapêutico não é, necessariamente, apenas um lugar para pessoas com algum distúrbio psiquiátrico - "malucos"- É também um espaço que gosto de chamar de “meu”. ​ Isso mesmo, quantas vezes passamos a vida buscando por um lugar que tenha a nossa cara, que seja seguro, onde possamos refletir, sem julgamentos, desabafar sem medo das consequências?

 

O setting terapêutico deve ter essas caracterísiticas para tornar-se um lugar seguro, principalmente. Não só pessoas com algum comprometimento se beneficiam de um espaço como esse. Você, eu e qualquer outra pessoa pode se beneficiar, mas para isso é preciso tirar esse preconceito de que fazer terapia é coisa de maluco. 

 

Como a relação psicólogo/cliente é uma relação humana, devemos estar atentos a forma como esse vínculo se estabelece. Escolher um psicoterapeuta é uma tarefa minuciosa e sensível. É preciso ter “química”! Você precisa se sentir a vontade para mostrar aos poucos sua alma para alguém que não conhece e não sabe nada a respeito. 

 

Iniciar um processo de psicoterapia exige maturidade e reconhecimento de que talvez seja um momento para parar e refletir sobre você e sua vida.

 
 
an.jpg

ARTETERAPIA

A Arteterapia é considerada um método no qual a pessoa trabalha suas angústias, o autoconhecimento, a autoestima, seus desejos e seus medos através da expressão artística.

 

Com a utilização de técnicas tais como: Modelagem, pintura, desenho, colagem, papietagem, dança, dramatização, entre outras, é possível trabalhar aquilo que muitas vezes fica difícil dizer ou até mesmo conhecer espontaneamente em si mesmo.

 

A Arteterapia não exige nenhuma habilidade artística prévia, mas apenas que a pessoa esteja aberta ao autoconhecimento através dos símbolos que surgem pela arte.

 

Pessoas em processo arteterapêutico têm apresentado melhora significativa principalmente em depressão, ansiedade e estresse.

 

Os materiais expressivos utilizados, em combinação com as técnicas, possuem a função de aliviarem os sintomas presentes e auxiliarem na compreensão daqueles sentimentos.

  

O atendimento em Arteterapia pode ser feito individualmente ou em grupo e as sessões têm duração de 90 minutos.

 

ESTIMULA​ÇÃO COGNITIVA

Com o passar dos anos, nossas funções cerebrais passam a ficar prejudicadas naturalmente.

 

O objetivo da estimulação cognitiva é fazer com que o cérebro mantenha-se em atividade como forma de prevenir futuras doenças relativas ao envelhecimento e a mente.

 

Já a reabilitação cognitiva permite que aquela pessoa que já possui determinado comprometimento cognitivo, seja na memória, na atenção, na linguagem, entre outras funções, possa ter um espaço em que exercite seu cérebro a fim de fazer a manutenção das suas funções cognitivas ainda preservadas, evitando piora do quadro.

Cubo.jpg
 
 
Captura_de_Tela_2020-05-29_às_09.43.58

ORIENTAÇÃO E APOIO PSICOLÓGICO A

FAMILIARES DE PORTADORES DE DEMÊNCIA

Diante das dificuldades que enfrentam os familiares de idosos com demência, por exemplo o Alzheimer, criei um espaço de orientação e apoio para esclarecer dúvidas quanto ao comportamento do idoso, medicamentos, agressividade, banho, alimentação, entre outras tantas necessárias a saber para lidar melhor com a doença. 

 

Esse espaço funciona como uma sessão individual, com duração de 50 minutos, e 90 minutos para as sessões em grupo. 

Pode ser realizado na clínica, na casa do paciente ou online.

  • Preto Ícone Blogger
  • Instagram
  • Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • YouTube

Rua Professor Giácomo Ítria, 126, Anhangabaú - Jundiaí - SP - Whatsapp: 11 94523-2266  11 4586-1008